Este blog é editado por Javier Encina e Ainhoa Ezeiza.
Javier Encina é ilusionista social, dinamizador comunitário, antropólogo, historiador, coordenador de projetos de participação e educação, assessor de projetos.
Ainhoa Ezeiza é professora adjunta da Universidade do País Basco UPV/EHU (Departamento de Didática da Língua e da Literatura) e coordenadora do grupo grupo de investigação ISM-UPV/EHU - Ilusionista Sozialen Mintegia ("seminário de ilusionistas sociais").
ORCID: 0000-0002-6674-514X
Formação inicial
Licenciatura em Geografia e História, especialidade em Antropologia
PROFISSÃO
Ilusionista social, dinamizador comunitário, antropólogo, historiador, coordenador de projetos de participação e educação, assessor de projetos.
O que chamamos ilusionismo social: é uma maneira de fazer que se baseia na dimensão dialética, tem como ponto de partida metodologias participativas (especialmente o IAP) e se desenvolve no trabalho com culturas populares. Seu eixo central é a revitalização e geração de mediações sociais desejadas nos espaços e tempos cotidianos; Para fazer isso, devemos trabalhar com e das pessoas, passando da segurança do possível para a esperança do impossível, através da autogestão da vida cotidiana. Sem poder diferenciar pensamento e sentimento, ação e conhecimento, reconhecimento e aprendizado de todo conhecimento.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Orientador metodológico da participação educativa na formação inicial de professores do ensino fundamental (cursos 2014/15 e 2015/16) na Escola Universitária de Ensino de San Sebastián (Universidade do País Basco).
Investigador do Grupo Ilusionista Sozialen Mintegia (ISM) (2014-), ligado à Faculdade de Educação e Esporte (Universidade do País Basco).
Assessor metodológico do projeto Ikaskidetza da Rede de Co-Aprendizado (2013-2014), financiado pelo Conselho Provincial de Gipuzkoa no âmbito do Programa Ikasmina - Gipuzkoa, um território de aprendizado.
Revisor Científico da Ambientalia. Revista Interdisciplinar de Ciências Ambientais (2011). Revista publicada pela Federação Andaluza de Ciências do Ambiente e pelo Editorial da Universidade de Granada
Orientador metodológico do Corpo Acadêmico de Atores Sociais e Desenvolvimento Comunitário da Universidade Autônoma de Nayarit, México (2010). Conselho enquadrado no Projeto FOMIX-Nayarit 2008 / C02 / 91781
Relatório oportuno do coordenador do projeto; Olivares (2009-2010), projeto em colaboração com a Prefeitura de Olivares e a Diputación de Sevilla
Assessor metodológico do programa de prevenção comunitária e programas de entidades privadas no campo da toxicodependência e toxicodependência na província de Sevilha 2007/2009 (Ministério da Igualdade e Bem-Estar Social, Delegação Provincial de Sevilha)
Assessor metodológico e formador do programa de orçamento participativo do Conselho Provincial de Málaga (2008-2009)
Coordenador do projeto “El palomo”: Uma experiência de elaboração, decisão e monitoramento do PGOU e do Plano Estratégico Palomares del Río (janeiro de 2005 a fevereiro de 2007). Reconhecimento da Casa das Américas (Cuba) a essa ideia original, ao desenvolver uma novela para aumentar a participação nos tempos e espaços do cotidiano
Treinamento, avaliação, monitoramento e aconselhamento metodológico do Projeto de Inclusão Infantil. Delegação de Málaga / União Europeia. Málaga (janeiro de 2006 a dezembro de 2007). Reconhecimento da avaliação externa da União Europeia, como a experiência mais interessante do projeto
Coordenador do processo de orçamento participativo na Coria del Río (março de 2004 a abril de 2005)
Coordenador do projeto “a distribuição”: uma experiência de transformação social baseada em orçamentos participativos (outubro de 1999 a maio de 2003). Experiência atribuída pelas Nações Unidas como uma boa prática social em todo o mundo
Coordenador do projeto de participação juvenil no município de Santiponce (1997-1999)
Coordenador do projeto de desenvolvimento local e histórias orais no município de Pedrera (1995-1997)
OUTROS
Orador principal no Primeiro Congresso Internacional de Ciências Comportamentais: "Coexistência e Bem-Estar com um senso humanístico para uma cultura de paz", realizada em Toluca (México), de 11 a 13 de novembro de 2015
Coordenador de pesquisa e ensino da Universidade Livre para construção coletiva, espaço UNILCO-nômade
Coordenador e palestrante das Jornadas Internacionais de Empoderamento (2015); fabricado no estado espanhol, México e Colômbia
Vídeo selecionado para o CityVideoFest (2014). Coi-dea original e co-realização do vídeo: Vídeos participativos para construção coletiva: memória e situações
Coordenador e palestrante da Conferência Internacional sobre Autogestão (2013); realizada no Estado espanhol, México, Colômbia e Brasil
Relator no Encontro Internacional de Orçamentos Participativos (Málaga 2007)
Reconhecimento da avaliação externa da União Europeia, como a experiência mais interessante do projeto de inclusão infantil, 2007
Reconhecimento da Casa das Américas (Cuba) à ideia original, 2006
Reconhecimento das Nações Unidas como uma boa prática social em todo o mundo, 2002
Relator na Conferência Internacional "Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e Agenda 21", 2002. Universidad Complutense de Madrid
Relator na Conferência Internacional "Pesquisa participativa para o desenvolvimento local", 2000. Universidad Complutense de Madrid
Relator na Conferência Internacional "Comunicação e Movimentos Sociais" 1999. Universidad Complutense de Madrid
Relator no Congresso Mundial de Pesquisa-Ação Participativa (Cartagena das Índias, 1997).
Contacto email:
ainhoa.ezeiza@ehu.eus
Formação Académica
Doutoramento:
Avaliação da competência comunicativa em ambientes virtuais no ensino superior. Área: Psicodidática (Universidade do País Basco, 2015).
Mestrado:
Avaliação psicodidática em ambientes virtuais (Universidade do Pais Basco, 2008).
Licenciatura:
Psicologia (UNED, 1995)
Investigação
ISM-UPV/EHU - Ilusionista Sozialen Mintegia ("seminário de ilusionistas sociais")
ORCID:
0000-0001-6502-5709
Domínios/ Especialização:
Ensino de línguas minoritárias. Oralidade e escrituralidade. Perspectiva dialética.
Coexistência e historias orais. Culturas populares.
Aprendizagem informal e saberes populares. Participação horizontal e construção coletiva do conhecimento.
Desempoderamento educacional, linguístico e ilusionismo social.
Educaçao e uso de TIC e redes sociais.
Interesses
Comunicação popular e alternativa
Teoria da complexidade
Actividades
PROJECTOS NACIONAIS:
- Coordenadora do projecto "Histórias orais no bairro de Al(t)za". UPV/EHU, UNILCO-espacio nómada.
- Coordenadora do projecto IKASKIDETZA - Aprendizagem informal em rede. Concluído.
- Coordenadora do Projecto "Debatendo na escola sobre a sociedade de bem-estar". Concluído.
- Coordenadora do Projecto "Entrelaçando conhecimento científico e saberes populares". Concluído.
- Membro do Projecto "O conhecimento elementar na sociedade do conhecimento: boas práticas no desenvolvimento de competências-chave nos centros de formação profissional da Comunidade Autônoma do País Basco". Concluído.
- Membro do Projecto "IKASGURA - Mudança educacional na universidade". Concluído.
- Membro de Projecto "Avaliação psicodidática de competências em contextos virtuais". Concluído.
Linhas Temáticas/ Grupos de Investigação:
Coordenação do Grupo ISM-UPV/EHU - Ilusionista Sozialen Mintegia ("seminário de ilusionistas sociais").
PROJECTOS INTERNACIONAIS:
Coordenação do projecto Europeu "CREANOVA - Creative learning and networking for European Innovation". Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. European Commision. Concluído.
Membro do projecto Europeu "COVCELL - Cohort-Oriented Virtual Campus for Effective Language Learning". Sçocrates-Minerva Programme. Coordenação: Dr. Mathew Whelpton (University of Iceland).
Javier Encina é ilusionista social, dinamizador comunitário, antropólogo, historiador, coordenador de projetos de participação e educação, assessor de projetos.
Ainhoa Ezeiza é professora adjunta da Universidade do País Basco UPV/EHU (Departamento de Didática da Língua e da Literatura) e coordenadora do grupo grupo de investigação ISM-UPV/EHU - Ilusionista Sozialen Mintegia ("seminário de ilusionistas sociais").
Javier Encina
ilusionistasocial@gmail.comORCID: 0000-0002-6674-514X
Formação inicial
Licenciatura em Geografia e História, especialidade em Antropologia
PROFISSÃO
Ilusionista social, dinamizador comunitário, antropólogo, historiador, coordenador de projetos de participação e educação, assessor de projetos.
O que chamamos ilusionismo social: é uma maneira de fazer que se baseia na dimensão dialética, tem como ponto de partida metodologias participativas (especialmente o IAP) e se desenvolve no trabalho com culturas populares. Seu eixo central é a revitalização e geração de mediações sociais desejadas nos espaços e tempos cotidianos; Para fazer isso, devemos trabalhar com e das pessoas, passando da segurança do possível para a esperança do impossível, através da autogestão da vida cotidiana. Sem poder diferenciar pensamento e sentimento, ação e conhecimento, reconhecimento e aprendizado de todo conhecimento.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Orientador metodológico da participação educativa na formação inicial de professores do ensino fundamental (cursos 2014/15 e 2015/16) na Escola Universitária de Ensino de San Sebastián (Universidade do País Basco).
Investigador do Grupo Ilusionista Sozialen Mintegia (ISM) (2014-), ligado à Faculdade de Educação e Esporte (Universidade do País Basco).
Assessor metodológico do projeto Ikaskidetza da Rede de Co-Aprendizado (2013-2014), financiado pelo Conselho Provincial de Gipuzkoa no âmbito do Programa Ikasmina - Gipuzkoa, um território de aprendizado.
Revisor Científico da Ambientalia. Revista Interdisciplinar de Ciências Ambientais (2011). Revista publicada pela Federação Andaluza de Ciências do Ambiente e pelo Editorial da Universidade de Granada
Orientador metodológico do Corpo Acadêmico de Atores Sociais e Desenvolvimento Comunitário da Universidade Autônoma de Nayarit, México (2010). Conselho enquadrado no Projeto FOMIX-Nayarit 2008 / C02 / 91781
Relatório oportuno do coordenador do projeto; Olivares (2009-2010), projeto em colaboração com a Prefeitura de Olivares e a Diputación de Sevilla
Assessor metodológico do programa de prevenção comunitária e programas de entidades privadas no campo da toxicodependência e toxicodependência na província de Sevilha 2007/2009 (Ministério da Igualdade e Bem-Estar Social, Delegação Provincial de Sevilha)
Assessor metodológico e formador do programa de orçamento participativo do Conselho Provincial de Málaga (2008-2009)
Coordenador do projeto “El palomo”: Uma experiência de elaboração, decisão e monitoramento do PGOU e do Plano Estratégico Palomares del Río (janeiro de 2005 a fevereiro de 2007). Reconhecimento da Casa das Américas (Cuba) a essa ideia original, ao desenvolver uma novela para aumentar a participação nos tempos e espaços do cotidiano
Treinamento, avaliação, monitoramento e aconselhamento metodológico do Projeto de Inclusão Infantil. Delegação de Málaga / União Europeia. Málaga (janeiro de 2006 a dezembro de 2007). Reconhecimento da avaliação externa da União Europeia, como a experiência mais interessante do projeto
Coordenador do processo de orçamento participativo na Coria del Río (março de 2004 a abril de 2005)
Coordenador do projeto “a distribuição”: uma experiência de transformação social baseada em orçamentos participativos (outubro de 1999 a maio de 2003). Experiência atribuída pelas Nações Unidas como uma boa prática social em todo o mundo
Coordenador do projeto de participação juvenil no município de Santiponce (1997-1999)
Coordenador do projeto de desenvolvimento local e histórias orais no município de Pedrera (1995-1997)
OUTROS
Orador principal no Primeiro Congresso Internacional de Ciências Comportamentais: "Coexistência e Bem-Estar com um senso humanístico para uma cultura de paz", realizada em Toluca (México), de 11 a 13 de novembro de 2015
Coordenador de pesquisa e ensino da Universidade Livre para construção coletiva, espaço UNILCO-nômade
Coordenador e palestrante das Jornadas Internacionais de Empoderamento (2015); fabricado no estado espanhol, México e Colômbia
Vídeo selecionado para o CityVideoFest (2014). Coi-dea original e co-realização do vídeo: Vídeos participativos para construção coletiva: memória e situações
Coordenador e palestrante da Conferência Internacional sobre Autogestão (2013); realizada no Estado espanhol, México, Colômbia e Brasil
Relator no Encontro Internacional de Orçamentos Participativos (Málaga 2007)
Reconhecimento da avaliação externa da União Europeia, como a experiência mais interessante do projeto de inclusão infantil, 2007
Reconhecimento da Casa das Américas (Cuba) à ideia original, 2006
Reconhecimento das Nações Unidas como uma boa prática social em todo o mundo, 2002
Relator na Conferência Internacional "Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e Agenda 21", 2002. Universidad Complutense de Madrid
Relator na Conferência Internacional "Pesquisa participativa para o desenvolvimento local", 2000. Universidad Complutense de Madrid
Relator na Conferência Internacional "Comunicação e Movimentos Sociais" 1999. Universidad Complutense de Madrid
Relator no Congresso Mundial de Pesquisa-Ação Participativa (Cartagena das Índias, 1997).
Ainhoa Ezeiza Ramos
Professora adjunta da Universidade do País Basco UPV/EHU (Departamento de Didática da Língua e da Literatura)Contacto email:
ainhoa.ezeiza@ehu.eus
Formação Académica
Doutoramento:
Avaliação da competência comunicativa em ambientes virtuais no ensino superior. Área: Psicodidática (Universidade do País Basco, 2015).
Mestrado:
Avaliação psicodidática em ambientes virtuais (Universidade do Pais Basco, 2008).
Licenciatura:
Psicologia (UNED, 1995)
Investigação
ISM-UPV/EHU - Ilusionista Sozialen Mintegia ("seminário de ilusionistas sociais")
ORCID:
0000-0001-6502-5709
Domínios/ Especialização:
Ensino de línguas minoritárias. Oralidade e escrituralidade. Perspectiva dialética.
Coexistência e historias orais. Culturas populares.
Aprendizagem informal e saberes populares. Participação horizontal e construção coletiva do conhecimento.
Desempoderamento educacional, linguístico e ilusionismo social.
Educaçao e uso de TIC e redes sociais.
Interesses
Comunicação popular e alternativa
Teoria da complexidade
Actividades
PROJECTOS NACIONAIS:
- Coordenadora do projecto "Histórias orais no bairro de Al(t)za". UPV/EHU, UNILCO-espacio nómada.
- Coordenadora do projecto IKASKIDETZA - Aprendizagem informal em rede. Concluído.
- Coordenadora do Projecto "Debatendo na escola sobre a sociedade de bem-estar". Concluído.
- Coordenadora do Projecto "Entrelaçando conhecimento científico e saberes populares". Concluído.
- Membro do Projecto "O conhecimento elementar na sociedade do conhecimento: boas práticas no desenvolvimento de competências-chave nos centros de formação profissional da Comunidade Autônoma do País Basco". Concluído.
- Membro do Projecto "IKASGURA - Mudança educacional na universidade". Concluído.
- Membro de Projecto "Avaliação psicodidática de competências em contextos virtuais". Concluído.
Linhas Temáticas/ Grupos de Investigação:
Coordenação do Grupo ISM-UPV/EHU - Ilusionista Sozialen Mintegia ("seminário de ilusionistas sociais").
PROJECTOS INTERNACIONAIS:
Coordenação do projecto Europeu "CREANOVA - Creative learning and networking for European Innovation". Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. European Commision. Concluído.
Membro do projecto Europeu "COVCELL - Cohort-Oriented Virtual Campus for Effective Language Learning". Sçocrates-Minerva Programme. Coordenação: Dr. Mathew Whelpton (University of Iceland).
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