Avançar para o conteúdo principal

"Povo que canta", Michel Giacometti

Há coisas em que concordamos e que nos parecem interessantes e que podemos aprender com o trabalho de Giacometti. Ele trabalha, por um lado, o aprimoramento dos saberes populares, das culturas populares, da cultura do trabalho, da cultura da diversidade de gênero, e também entra no tema da cultura da etnia, passando claramente por zonas e distinguindo as várias etnias... Não sabemos se ele leva em conta a idade em suas gravações. Na realidade, então, o que ele faz é abordar a complexidade a partir da matriz sociocultural, que é onde concordamos com ele, não apenas em seu trabalho etnomusical, mas também em sua concepção de transformação social a partir das culturas populares.


Outra questão importante que Giacometti nos mostra é que precisamos entender as maneiras de trabalhar para entender a oralidade; os modos de trabalhar, de estar juntos, de celebrar... Se separarmos, por exemplo, o canto ou o conto do contexto social e natural em que ocorre, ela perde o sentido e se torna folclore.



Entre suas obras etnomusicais, destaca-se a obra "Povo que canta", realizada em colaboração com RTP. Assim explica em que consiste este trabalho na web de sua filmografia http://www.michelgiacometti.com/, que também contém os textos falados pela narradora e parte dos roteiros:

"Nos primeiros quatro episódios, gravados na segunda metade do mês de Abril de 1970, durante a 1.ª campanha, são editados fragmentos dos inquéritos efectuados nas regiões do Algarve, do Baixo e do Alto Alentejo. Cada um destes episódios, o que de futuro não será uma norma, trata uma só localidade. Antecede os textos, cuja leitura pertencerá sempre a Celeste Amorim, uma introdução. É um curto texto sobre regressos e vontades de reconstituir um arquivo. Importa voltar a ele no fim deste percurso.

No primeiro episódio, onde se arquiva e edita um canto de afago e incitamento, mais do que divulgar um canto de trabalho, Giacometti explica como se deve proceder a um inquérito: uma caracterização, uma entrevista, a recolha no local e em contexto, o mostrar o equipamento (gravadores, microfones, câmaras...). É um episódio complexo, o mais curto de todos, que apenas serve de apresentação. O etnólogo apresenta-se a si e ao seu método. É também o início de uma exposição demorada, em cada episódio, do etnólogo, que não teme mostrar-se. Entre o povo. Por vezes em dificuldade. Atente-se à entrevista".

Este é o primeiro episódio:



Neste link há uma playlist de Youtube com alguns fragmentos de sua obra "Povo que canta":
https://www.youtube.com/watch?v=nwcGukMkR8I&list=PLYmwFR_XLSpaM0izjrd3xL5SR7aPZ3jEI

E nesta ligação tem uma breve biografia de Michel Giacometti, da web das escolas Giacometti:
http://escolasmichelgiacometti.net/index.php/o-agrupamento/49-biografia-de-michel-giacometti.html

Este mesmo site inclui um trabalho com storymap sobre a localização geográfica de cada episódio de Povo que ele canta, juntamente com uma breve descrição e o vídeo:

http://arcg.is/1PODSn

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Serviço Cívico Estudantil e Michel Giacometti

Embora Michel Giacometti seja mais conhecido por seu trabalho "Povo que canta", o projeto que ele coordenou do serviço cívico estudantil foi uma fonte de inspiração para começar a trabalhar em 1995 em alguns projetos de pesquisa e dinamização da comunidade usando a ferramenta histórias orais . No auge da efervescência desencadeada pela Revolução dos Cravos (o Revolução de 25 de Abril), 124 adolescentes, de ambos os sexos, passam o Verão de 1975 dedicados a uma acção concertada de recolha de cultura popular, em resposta a um apelo de Michel Giacometti. Foram ministradas as noções básicas de trabalho de campo num curso intensivo de 8 dias, e depois, equipas de quatro estudantes pesquisaram 90 localidades em três meses, três localidades por equipa. "O Serviço Cívico Estudantil foi possibilitado através do Decreto-Lei N.º 270/75 de 30 de maio. O programa pretendia assegurar aos estudantes uma melhor “integração na sociedade portuguesa e um mais amplo contacto com os

Museu do Trabalho Michel Giacometti, Setúbal

Visitamos o Museu do Trabalho de Michel Giacometti nos dias que passamos em Setúbal e aproveitamos a oportunidade para nos encontrar com as pessoas que gerenciam o centro de documentação. Elas foram muito gentis e, depois de compartilhar conhecimento, revisar bibliografia e nos dar alguns contatos, doamos um livro nosso para manter no centro. Além disso, elas nos convidaram a participar do próximo encontro intercultural, embora devamos esperar que o equipe de gerenciamento decida sobre a agenda. Seria bom participar! Sobre o museu É curioso que um museu dessa importância não tenha uma boa web. Existe apenas a página do facebook e a referência ao museu no site da Direção Geral do Patrimonio Cultural , que isto diz: "A origem do Museu do Trabalho Michel Giacometti está na coleção etnográfica reunida em 1975 por alunos/as do Serviço Cívico Estudantil, no âmbito do plano de Trabalho e Cultura, sob a supervisão de Michel Giacometti e apresentada no então denominado Museu do