Avançar para o conteúdo principal

As pedras que falam e o montado como modo de vida

Visita a Guadalupe: Cromeleque dos Almendres
A cidade de Évora está localizada em um ambiente social e natural que nos lembra a Serra Norte de Sevilha, que é o montado. Como em El Pedroso, as pedras falam e contam histórias antigas, algumas delas chegaram até nós e outras não.

O montado, de 7,000 anos da antiguidade aproximadamente (López Sáez et al, 2007), é um ecossistema particular de azinheiras, sobreiros, carvalhos ou castanheiros, de equilíbrio muito delicado. "Florestas de beleza rara, nos montados de sobro, homens e animais convivem serenamente há séculos, desde que o homem se apercebeu daquilo que o sobreiro tinha para oferecer para além da cortiça. Ainda hoje se caça nos seus bosques, se colhe o mel e os cogumelos que crescem nos seus troncos, a lenha para combustível e o fruto do sobreiro, a bolota usada na alimentação dos seus rebanhos" (Wikipedia).

Montado de El Pedroso (Sevilha)


Montado em Espanha e Portugal (Fonte: El Mono Español na Wikipedia)
Esse equilíbrio entre trabalho, alimentação, pecuária, agricultura e cuidado com o meio ambiente é complexo e mostra que existem outras formas de vida harmoniosas que vêm do passado e que se entrelaçam com muitos aspectos relacionados à vida cotidiana e à oralidade.

Cromleque dos Almendres

Menhir dos Almendres

"O Cromeleque dos Almendres localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora, Distrito de Évora, em Portugal.

Constitui-se num círculo de pedras pré-histórico (cromeleque) com 95 monólitos de pedra. É o monumento megalítico do seu tipo mais importante da Península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, não apenas pelas suas dimensões, como também pelo seu estado de conservação. Junto com o menir dos Almendres, localizado nas proximidades, o conjunto é classificado pelo IGESPAR como Imóvel de Interesse Público desde 1974, foi elevado a Monumento Nacional em 2015" (Wikipedia).



Ao mesmo tempo que o montado, surgem os cromeleques, menhires e antas, e tudo isso faz com que tanto as árvores como as pedras e nossa presença ali nos ponham em um diálogo essa oralidade sem palavras novamente, como neste vídeo:



Referência bibliográfica

López Sáez, José Antonio; López García, Pilar; López Merino, Lourdes; Cerrillo Cuenca, Enrique; González Cordero, Antonio; & Prada Gallardo, Alicia (2007). Origen prehistórico de la dehesa en Extremadura: Una perspectiva paleoambiental. Revista de estudios extremeños, 63(1), 493-510.

Webferências

http://observatoriodehesamontado.juntaex.es/pt

https://web.archive.org/web/20070630082614/http://www.dip-badajoz.es/publicaciones/reex/rcex_1_2007/estudios_17_rcex_1_2007.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Guadalupe_(%C3%89vora)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cromeleque_dos_Almendres

https://pt.wikipedia.org/wiki/Montado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Serviço Cívico Estudantil e Michel Giacometti

Embora Michel Giacometti seja mais conhecido por seu trabalho "Povo que canta", o projeto que ele coordenou do serviço cívico estudantil foi uma fonte de inspiração para começar a trabalhar em 1995 em alguns projetos de pesquisa e dinamização da comunidade usando a ferramenta histórias orais . No auge da efervescência desencadeada pela Revolução dos Cravos (o Revolução de 25 de Abril), 124 adolescentes, de ambos os sexos, passam o Verão de 1975 dedicados a uma acção concertada de recolha de cultura popular, em resposta a um apelo de Michel Giacometti. Foram ministradas as noções básicas de trabalho de campo num curso intensivo de 8 dias, e depois, equipas de quatro estudantes pesquisaram 90 localidades em três meses, três localidades por equipa. "O Serviço Cívico Estudantil foi possibilitado através do Decreto-Lei N.º 270/75 de 30 de maio. O programa pretendia assegurar aos estudantes uma melhor “integração na sociedade portuguesa e um mais amplo contacto com os

"Povo que canta", Michel Giacometti

Há coisas em que concordamos e que nos parecem interessantes e que podemos aprender com o trabalho de Giacometti. Ele trabalha, por um lado, o aprimoramento dos saberes populares, das culturas populares, da cultura do trabalho, da cultura da diversidade de gênero, e também entra no tema da cultura da etnia, passando claramente por zonas e distinguindo as várias etnias... Não sabemos se ele leva em conta a idade em suas gravações. Na realidade, então, o que ele faz é abordar a complexidade a partir da matriz sociocultural, que é onde concordamos com ele, não apenas em seu trabalho etnomusical, mas também em sua concepção de transformação social a partir das culturas populares. Outra questão importante que Giacometti nos mostra é que precisamos entender as maneiras de trabalhar para entender a oralidade; os modos de trabalhar, de estar juntos, de celebrar... Se separarmos, por exemplo, o canto ou o conto do contexto social e natural em que ocorre, ela perde o sentido e se torna fo

Museu do Trabalho Michel Giacometti, Setúbal

Visitamos o Museu do Trabalho de Michel Giacometti nos dias que passamos em Setúbal e aproveitamos a oportunidade para nos encontrar com as pessoas que gerenciam o centro de documentação. Elas foram muito gentis e, depois de compartilhar conhecimento, revisar bibliografia e nos dar alguns contatos, doamos um livro nosso para manter no centro. Além disso, elas nos convidaram a participar do próximo encontro intercultural, embora devamos esperar que o equipe de gerenciamento decida sobre a agenda. Seria bom participar! Sobre o museu É curioso que um museu dessa importância não tenha uma boa web. Existe apenas a página do facebook e a referência ao museu no site da Direção Geral do Patrimonio Cultural , que isto diz: "A origem do Museu do Trabalho Michel Giacometti está na coleção etnográfica reunida em 1975 por alunos/as do Serviço Cívico Estudantil, no âmbito do plano de Trabalho e Cultura, sob a supervisão de Michel Giacometti e apresentada no então denominado Museu do