"As Brincas de Évora são uma forma de teatro comunitário que acontece durante o Carnaval. Organizadas por grupos informais que escolhem e ensaiam textos escritos em décimas, as Brincas misturam tragédias e dramas como este "D. Pedro I" com a intervenção constante de palhaços faz-tudo. São representadas na rua, em praças e pátios ou mesmo em espaços fechados se estiver a chover, nas freguesias rurais de Évora".
https://www.memoriamedia.net/index.php/brincas-de-evora
"Denomina-se Brinca a um grupo que se organiza anualmente para a construção e execução de uma dramatização popular durante a época do Carnaval. Trata-se de uma manifestação muito rica e complexa de Cultura Popular, com as manifestações artísticas dos seus componentes: poetas, músicos, encenadores, coreógrafos, artista plásticos de cariz marcadamente amador e popular, criando ou recriando eles próprios os versos do fundamento e as músicas executadas".
http://www.cm-evora.pt/pt/agendacultural/Paginas/BRINCAS-DE-CARNAVAL-DE-EVORA.aspx
"Os Grupos de Brincas são das manifestações tradicionais mais representativas do Carnaval de Évora e do Alentejo. Consistem numa manifestação cultural tradicional, ainda hoje viva, sendo únicas pela forma e pelo conteúdo, pela originalidade e pela criatividade. São um subgénero da dramatização popular, musicadas e coreografadas, tendo por base um fundamento constituído por um “corpus” de décimas, tão características do Alentejo, e um dos pilares das oralidades da cultura popular alentejana.
As Brincas de Carnaval de Évora, enquanto manifestação do Património Cultural Imaterial, possuem características próprias, sendo únicas no género no nosso país, merecendo por isso, pela sua singularidade e originalidade, toda a atenção das Autarquias no sentido de promoverem ações de salvaguarda, estudo e divulgação das mesmas.
Fonte: memoriamedia |
As Brincas pertencem à cultura dos poetas populares e dos improvisadores, cuja riqueza consistia na transmissão da cultura oral, de boca a ouvido. Hoje já muito raramente alguém faz “fundamentos” em décimas para serem representados pelos elementos constituintes das Brincas. Há curiosamente “jovens” exceções!"
http://www.cm-evora.pt/pt/agendacultural/Paginas/Conversas-a-volta-de----As-Brincas-de-Carnaval-de-Evora-com-Rui-Arimateia.aspx
Comentários
Enviar um comentário